segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IGREJA E SERVIÇO- UMA BREVE ANÁLISE



 A presença de Deus não é uma zona de conforto. É uma plataforma de serviço! O próprio nome Igreja, termo que deriva da palavra grega “Ecclesia”, já quer dizer,” Chamados para fora”.  Nos últimos anos temos feito da instituição “Igreja” nosso casulo religioso, onde acreditamos estar debaixo das asas blindadas do altísssimo. "Porque aqui, o mundo não nos toca!" Aprendemos que devemos nos abster das coisas do mundo, mesmo que ainda não nos responderam que “coisas do mundo”  são essas. Aprendemos que devemos apenas ouvir música da igreja e não do mundo, que devemos apenas ouvir as rádios da igreja e não as rádios do mundo, que devemos estar perto apenas das pessoas da igreja e não das pessoas do mundo, que aliás, também são pessoas. Aprendemos a considerar o que o pastor ensina e a desprezar o que a ciência explica bem como aprendemos também a amar os que nos amam e a desprezar os desiguais. Essas palavras podem ser duras, mas elas demonstram uma igreja alienada, cômoda, sem representação social e sem conexão com a realidade das pessoas. Inclusive de seus prórpios membros. Fazemos nossa BOLHA CRISTÃ e vivemos naquele mundo inerte, sem muitas anomalias e, claro, sem correr grandes riscos. Aliás, foi assim mesmo que Jesus viveu, certo? Sem grandes riscos... Deveria ser muito bom estar na posição dele, só dando ordens, sentado num trono de glória, cercado de muita gente importante e com vestes do mais puro linho, tipo o terno do Edir Macedo; carruagem à disposição e, enfim, um monte de regalias digna do filho dos deuses... Em hollywood deve ter um Jesus assim, mas para a infelicidade de alguns, esse não é o Jesus da bíblia! Entendo que o salmo 91 tem sido muito mal interpretado e muito mal ensinado nas igrejas. A teologia que prega uma vida confortável tem sido um percalço na vida da igreja da atualidade. Essa política de segurança "no" mundo e "do" mundoé contrária à pregação de Jesus, que diz: “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos”. Que continua dizendo: você quer mesmo me seguir? Na verdade vos digo que as raposas tem seus covis, as aves do céu tem seu ninho, mas o filho do homem não tem nem onde reclinar a cabeça. Em outras palavras ele está dizendo: ""Você quer mesmo me seguir? Eu não posso lhe prometer uma vida segura; não posso lhe prometer conforto, não posso lhe prometer o mundo, suas vacas não serão mais gordas e nem seus pastos mais verdes. Você, mesmo me servindo, poderá perder seu empregoo, poderá ser injustiçado, caluniado, poderá morrer de infarto ou quebrar a perna ou seja, o tal "acaso que afeta a todos" do qual falou o eclesiastes, ainda continuará fazendo parte de sua vida. Você não vira um ET, pelo contrário, estar comigo, lhe torna mais HUMANO"". O que Jesus garantiu para todos nós foi uma missão: “Portanto ide, pregai o evangelho a toda criatura”. Não sou melhor do que Jesus. Não tenho maior honra do que Ele. Ele me deu uma missão, e deu uma missão pra você também. Pregar, orar, cantar, interceder, expulsar demônios, curar enfermos e libertar oprimidos deve fazer parte da minha e da sua vida e deve ter apenas um objetivo: Salvar vidas!  Isso sim faz diferença! Qual é o seu dom? Qual é a sua habilidade onde Deus possa usá-lo para a expansão do seu reino? Não viva na inércia da vida espiritual. Servir a Deus está muito além da nossa ação nas 4 paredes que chamamos de igreja.  Lembre-se de Laodicéia que era uma igreja nem quente, nem fria, mas uma igreja morna, acomodada.  Para ela o Senhor disse sem ponto nem vírgula:  Vomitar-te-ei da minha boca!

2 comentários:

  1. Eduardo, esse texto revela exatamente o que penso sobre religião! Não creio na fé daqueles ou aquelas que se encontram todos os domingos na igreja apenas para um desfile de modas ou coisa parecida, é triste dizer mais é a relidade de muuuuitas comunidades cristã hj. Eu não sou evangélica de Batismo, mas a FÉ que tenho em Deus, o RESPEITO é maior ou igual de muitos que já são Batizados!! Tento manter uma vida reta, respeitando o próximo, confortando nos momentos difíceis,sendo honesta, enfim, coisas q desde o tempo da vovó nos foi ensinado..... Mas sinto uma imensa vontade de fazer algo para a obra do Senhor, Ele me chama constantemente, eu sinto, eu sonho, eu sou revelada... É muito FORTE!!! Mas por incrível q pareça,vivo até hoje em busca de um lugar (igreja)onde eu me sinta BEM.....A discriminação cristã na minha opinião é a pior de todos os tempos!!!! Sim!!! Eu frequento algumas igrejas onde vejo isso nitidamente... As pessoas te recebem no piloto automático, sorriem, te encaminham para um banco e os olhares todos se voltam para vc... Horrível!!!... Tá difícil, mas ei de encontrar!
    Fique na Paz e continue sendo essa pessoa abençoada que tanto admiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente estamos vivendo a época do "evangelho fácil"...um evangelho cômodo...a idéia de uma comunidade que vive olhando para o seu próprio umbigo, alheia a tudo o que acontece fora de suas paredes. Se nós nos intitulamos "corpo de Cristo" e "Cristo é o cabeça da igreja" entendemos que somos sua extensão aqui na Terra, seus pés, mãos e boca, não é verdade?. Aí surge uma pergunta: porque seus "pés" não vão aos necessitados, suas mãos não se estendem aos aflitos e sua boca não leva palavras de amor a todos, sem distincão?...prega-se algo e não se vive aquilo, o nome disso é hipocrisia...a forma de resolver isso é achar uma linearidade entre o que falamos e o que fazemos. As ações no evangelho devem ser efetivas e não somente de palavras ou quando vamos ao templo aos domingos tomar nossas doses de "espiritualidade e santidade". Fiquem na paz e aguardem mais comentários...

    ResponderExcluir