quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO- UMA BREVE ANÁLISE

Interessante pensar no nosso diálogo com Deus. Ao discorrermos a palavra do Senhor, observamos que Deus sempre está procurando o homem para se relacionar com ele. Sempre observando suas atitudes e, de acordo com elas, felicitando-o ou o repreendendo. Uma das coisas mais marcantes na oração é quando percebemos que Deus não é o nosso amigo oculto, nem um ser distante, impossível de ser alcançado. Ele está, a todo o momento com os ouvidos abertos para nos ouvir de acordo com Jeremias. Rotineiramente nos ajoelhamos, para agradecer pelo dia ou pedir por um novo dia. Oramos no momento das refeições, oramos quando estamos no grupo da igreja, mas, principalmente, oramos quando a nossa vida está de cabeça pra baixo e estamos desesperadamente precisando de socorro. Engraçado que nesse último exemplo, parece que as nossas orações são mais sinceras e verdadeiras e o nosso famoso “piloto automático” é desligado. Ao que parece, a oração tem sido visto mais como uma válvula de escape do que como um instrumento de relacionamento com o próprio Deus. Deus gosta que falemos com ele. Sempre! Mas não palavras decoradas. O Senhor não gosta de orações ensaiadas e bonitas. Diante de Deus, podemos ser apenas nós mesmos. Sem máscaras e sem adornos. Como disse o salmista: “Senhor, tu me sondas e me conheces, sabes quando me assento e me levanto. Ainda a palavra nem me chegou à boca e tu já sabes de tudo, Senhor”. Podemos enxergar a Deus como um pai distante, longe de nós, que precisa ser conquistado pelo nosso comportamento, que precisa ser subordinado pelos nossos dízimos e ofertas e que precisa ser manipulado pelos nossos sonhos, ou então podemos enxergar a esse mesmo Deus como um amigo próximo. Alguém que nos ama incondicionalmente. Que nos perdoa sem perguntar porque, e que nos procura e nos acolhe em seus braços sempre estivermos sozinhos. Hoje é dia de falar com Deus. É momento de colocar diante do Senhor tudo o que nos afasta de seus braços. Hoje é sua oportunidade de falar com Deus como se estivesse falando comigo aqui mesmo nesse local. Quando Paulo estava na prisão, seus amigos oravam todos pedindo por sua libertação e, o Senhor ouviu a oração daquela gente, naquela ocasião. Paulo foi milagrosamente liberto. O que me causa espanto, entretanto, não é o milagre em si, mas a atitude das pessoas que oravam por ele, ao vê-lo chegar. Eles acharam que era um fantasma! Estavam orando pela libertação de Paulo, mas alguns, sequer acreditavam ser aquilo possível. Ore, mas ore com fé! Termino dizendo que 2 agricultores oravam a Deus pedindo chuva, entretanto, apenas 1 deles foi preparar a terra. Qual deles realmente acreditava que Deus mandaria a chuva?

3 comentários:

  1. ... Como SEMPRE Sábio e Centrado! Maravilhosos os textos, uma linguagem simples (que nem sempre é o seu forte), objetivos e verdadeiros...Parabéns!!!! Com certeza vai se tornar meu "Bloguinho" de bolso rsrsrsrs. Fique na PAZ....

    ResponderExcluir
  2. silvana simões rodriguês1 de março de 2011 às 14:23

    É isso ai irmão vamos divulgar a palavra do Senhor através da tecnologia seja abençoado hoje e sempre, voçê e sua família, fique na paz.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, ficou ótimo! Que DEUS continue abençoando sua família!!!

    ResponderExcluir