sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ministração de Louvor

Ministério Vocal.

A música é um talento maravilhoso acessível à todo ser humano em diferentes níveis. Alguns têm melhor desenvoltura do que outros... Certamente isso acontece pela maturidade e pela intimidade que o músico tem com a música. Vamos abordar o assunto mais no aspecto da ministração de louvor do que propriamente da técnica vocal ou instrumental. Esse texto está sendo refinado para ser usado em uma pequena palestra em nossa comunidade, mas vou postá-las aqui de antemão. Trato das questões mais voltadas com a realidade de culto de nossa comunidade, portanto, se tiver algo que não condiz com a prática pessoal ou de sua comunidade, que fique isso já esclarecido.  Como agora são 01:00 da manha e eu estou com os olhos fechando de sono, apenas coloquei  as ideias na ordem que elas foram aparecendo em minha cabeça e não em graus de importância... Bom, sem mais delongas, algumas dicas precisam ser consideradas  no momento de louvor:
1-      A melhor postura para o momento de louvor é de pé. Então procure sempre motivar a igreja a participar do louvor de pé. Isso as deixa mais dispostas e motivadas.
2-      É importante entender que o momento de louvor não é um show, é culto! Todos estão louvando juntos. É importante a postura de alguém que está conduzindo o louvor e não cantando para a igreja. Ouça mais a voz da igreja do que a própria voz e isso será recíproco!
3-      É necessário entrosamento com os músicos para uma boa ministração. Ensaie gestos básicos com as mãos para, por exemplo,  repetir um trecho, diminuir ou aumentar a música... Treine esses gestos e use-os!
4-      Entenda que ministração não deve ser substituta da pregação. Portanto, seja breve nas palavras. Caso haja alguma música em que haverá uma ministração maior, é necessário que haja bom senso nas demais músicas, uma vez que o momento de louvor é a atitude do homem dizer algo para Deus, diferente da mensagem, que é Deus falando para o homem.
5-      Procure ser sensível ao público que o está ouvindo. Se a música está ruim, procure concluir mais brevemente. Se, ao contrário, está muito bom, arrisque a repetir um refrão, voltar ao  início novamente... Ser imprevisível é bom quando se é entrosado (com o grupo e com a igreja)
6-      Tenha muuuuito cuidado com a escolha do repertório. É importante que este esteja em conexão com a mensagem que será pregada, portanto,se antecipe e faça a ministração de louvor em sintonia com aquilo que elas ouvirão na pregação.
7-      Não caia no erro de achar que você não deve preparar a ministração a ser feita. Se o repertório deve estar em conexão com a mensagem que foi previamente preparada, a ministração deve acontecer no mesmo processo.  O famoso, “espírito santo conduz na hora” é uma desculpa dos preguiçosos.
8-      Intimidade com a Palavra. Tudo na vida de um cristão deve ter princípio na Palavra Sagrada. Portanto, sem bíblia, não há o que se ministrar, não há o que se testemunhar, não há o que se profetizar e não há “razão” na nossa fé.  Ministro bom é o que afirma na palavra!
9-      Sua voz precisa se sobressair aos demais vocalistas. Se é o seu momento de dirigir o louvor, dê um passo à frente, pois isso precisa ser percebido.
10-   Aprenda a se comunicar usando todo o seu corpo. Se o seu semblante for de derrota, como a igreja se motivará com suas palavras?  Como anunciamos um Deus vivo, falando como mortos? Como cantamos músicas alegres sem expressar isso com o corpo? Do not is possible!
11-   É importante mostrar a igreja como um corpo unido. Pedir aos irmãos que se abracem, que dêem as mãos, que liberem palavras de bênção umas para as outras é sempre muito importante.
12-   É preciso analisar cada dia da sua atuação como ministro de louvor e verificar onde cometeu erros para que possam ser corrigidos nas próximas ministrações.
13-   Tome cuidado com excessos. Jovens costumam se empolgar diante de músicas mais vibrantes. Sempre fale sobre liberdade na participação da igreja no momento de louvor, mas com reverencia. Se for necessário, pare a música, faça um momento de oração e apele para a reverencia, volte à musica e continue adorando ao Senhor.
14-   Tenha amor por esse serviço. Se não tem amor por ele, está no lugar errado. Não existe ministério de back vocal... isso é invenção da modernidade. Mesmo  uma pessoa que atue como back vocal precisa estar pronta para falar diante da igreja, para ministrar para a igreja.
15-   Falar diante de um auditório não é como conversar com um amigo, portanto, tenha cuidado com as expressões de duplo significado e que passam incertezas quanto à mensagem transmitida. O ideal, é que você tenha uma abertura preparada, seja um texto bíblico, uma oração ou ambos ou um momento fraterno, ou um testemunho breve, e tenha seu script pronto.
16-   E o espírito santo fica aonde???  Pois é... Dependa do Espírito Santo em tudo nessa vida, inclusive no processo de preparar seu script e sua ministração. Depender de Deus não é esperar que Deus improvise pra você. Lembre-se que “devemos estar prontos a responder a qualquer um que pedir a razão da nossa fé”
Bom, essas são algumas dicas práticas para a ministração de louvor. Na prática tudo isso é um pouco mais difícil do que parece, mas sinceramente, estamos oferecendo algo para o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores... Estamos sendo usados por Ele para edificar sua Igreja... Isso é muito mais do que preparar um cachorro quente ou jogar damas. É lidar com VIDAS!!!
Eduardo Torezani

9 comentários:

  1. Discutimos isso em nossa reunião do ministério de louvor aqui. Que isso sirva de crescimento para outras pessoas. Parabéns ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto. Muito bem explicado e tenho certeza de que vai ser de grande ajuda.
    Grande Abraço.

    Paz!!!!!

    ResponderExcluir
  3. bom foi uma excelente reflexao e so quem é do lovor que entende a importancia de suas verdadeiras palavras a operaçao de mravilhas quando estamos louvando ao Senhor e nos momentos de dores insuportaveis sentimos no fisico e princalmente na alma o exato momento da operaçao do nosso mestre nos libertando curando nossas dores isso é mais que maravilhoso e so que vive é que realmete sabe do que voce esta falando e quanto isso tem importancia esse cuidado com o trabalho do Senhor e é tao serio e ta lindo e tao especial
    que voce eduardo e a sua familia continue assim sendo usado pelas maravilhosas maos do senhor e levando cuidado carinho zelo a todos nós meu querido apdsj!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá apaz amado, gostei muito do estudo para mim tem bastante inportancia pois sou ministra de louvor de minha igrja...
    Parabéns q vc continue sendo um estrumento nas mãos do SENHOR ....
    Graça e paz sobre toda sua familia..
    Slimne ferraz.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. muito bom mestre, é de grande proveito!!! abraços

    ResponderExcluir